S25-04

S25-04

Convergência e consumo: Dino Aventuras além da televisão

Introdução

Esta pesquisa tem a finalidade de discorrer sobre a convergência midiática proposta pela série infantil brasileira Dino Aventuras, também distribuída no México, Espanha, Portugal, Rússia e Polônia, analisando as estratégias de aproximação com seu público-alvo e a proficuidade da série como obra audiovisual mediadora de uma marca na atualidade, onde é recorrente a discussão acerca dos limites éticos da publicidade infantil.

Com investimento da marca Danone e utilizando Dino, mascote dos produtos, é exemplo de um processo onde, cada vez mais, as fronteiras entre mídias são ultrapassadas, pois é oferecido o contato com o universo da série por meio de conteúdo disponível no Youtube, jogos on-line e aplicativos como As Aventuras de Dino, desenvolvido em colaboração com a Universidad de Cataluña, revelando a crescente imprecisão da fronteira entre conteúdo de entretenimento e mensagens publicitárias.

Método

Análise da participação do personagem no aplicativo As Aventuras de Dino, para dispositivos móveis, assim como em toda extensão da série de TV para conteúdos exclusivos no Youtube e jogos mobile, somadas às importantes reflexões de autores como Henry Jenkins (2007), Douglas Kellner (2001) e Henry Giroux (2003) para abordarmos temas como convergência midiática, cultura de mídia, estímulo ao consumo infantil e conteúdo audiovisual produzido como estratégia de marketing.

Resultados

Dispondo das tendências transmidiáticas e utilizando o mascote como protagonista, a Danone encontrou a chave para a construção dessa rede que une publicidade, entretenimento e desenvolvimento de valores. Investindo no afeto com o personagem, a empresa investe em si mesma, favorecendo sua imagem diante do mercado e dos consumidores.

Discussão

Discutir sobre a convergência proposta. Dialogar sobre o êxito em se manter onipresente no cotidiano do novo público. Debater sobre branded content aplicado em produções destinadas às crianças e também sobre os limites éticos da publicidade infantil.

Keywords

Série, Dino Aventuras; convergência; marca, crianças

Firmantes

Nombre Adscripcion Procedencia
Marcus Vinícius Guio de Camargo Universidade Anhembi Morumbi Brasil

ORGANIZA

COLABORA